quarta-feira, 19 de maio de 2010

História da Copa do Mundo


Nenhum outro evento esportivo chama tanto a atenção das pessoas como a Copa do Mundo da FIFA. Desde sua primeira edição no Uruguai, em 1930, a competição da FIFA vem crescendo em prestígio e popularidade.


Um grupo de visionários administradores futebolísticos franceses, liderado na década de 1920 pelo inovador Jules Rimet, teve a idéia original de juntar as melhores seleções de futebol do mundo para lutar pelo título de campeões mundiais. A taça de ouro original levava o nome de Jules Rimet e foi disputada três vezes nos anos de 1930 antes da Segunda Guerra Mundial interromper o campeonato por doze anos.


Quando foi retomada, a Copa do Mundo da FIFA avançou rapidamente até alcançar o status de maior evento esportivo de modalidade única do mundo moderno. Sediada na Europa e na América sucessivamente desde 1958, a Copa do Mundo atingiu mais um nível quando o Comitê Executivo decidiu, em maio de 1996, que a Coréia e o Japão seriam os anfitriões da edição de 2002.


Desde 1930, as 17 edições do torneio tiveram sete vencedores diferentes. No entanto, a Copa do Mundo da FIFA também foi marcada por momentos dramáticos que ajudaram a escrever a história do futebol: a vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra em 1950, a derrota da Itália para a Coréia do Norte em 1966, a ascensão de Camarões nos anos 1980 e a sua vitória sobre a Argentina, defensora do título, em 1990...


Atualmente,a Copa do Mundo consegue hipnotizar todo o público do planeta. O torneio realizado na França em 1998 atraiu uma audiência de mais de 3,7 bilhões de pessoas, das quais aproximadamente, 1,3 bilhões assistiram a final. Mais de 2,7 milhões de pessoas lotaram os estádios franceses nas 64 partidas.


No entanto, depois de todos esses anos e de muitas mudanças, o principal centro das atenções da Copa do Mundo da FIFA continua sendo o mesmo: a reluzente taça de ouro que personifica as aspirações de todos os jogadores.


Profª Simone Bennett
Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário